Análise de dados para identificação de disparidades intra e inter regional
- Marcos Acacio
- 18 de jul.
- 3 min de leitura
Olá pessoal, tudo bem?
Divulgo agora para vocês um texto que desenvolvi recentemente, como sendo meu TCC, na pós graduação.
Esse texto foi desenvolvido para fins de análise de desigualdades regionais com uso de informações tributárias para fins de identificar os impactos tributários desse cenário.
Este é um esboço acerca da segunda etapa de uma pesquisa maior, na qual múltiplas frentes de análise, todas com viés tributário.
O projeto ao qual faço menção pode ser consultado aqui:
No começo, quando iniciei o efetivo desenvolvimento do projeto de otimização da administração tributária, realmente pensei apenas em modelos de redução de lesividade ao Fisco, entretanto fui questionado quanto a outras possibilidades de análise que os dados que eu poderia analisar me abriam.
Desse modo comecei a pensar em como usar informações tributárias para melhorar o desenvolvimento de uma dada localidade subnacional. Nesse caso cheguei ao ponto de questionamento: Para melhorar algo preciso saber como está agora para ter uma métrica de comparabilidade.
Seguindo por esse caminho comecei a me debruçar sobre os dados e notei que havia sim uma grande disparidade quando se analisa o montante tributário regionalmente entretanto ainda não conseguia mensurar quais as possíveis causas para tal.
Nesse momento iniciei o cruzamento de informações das localidades onde eu estava trabalhando com indicadores de desenvolvimento IDHM e comecei a ver mais sentido nas disparidades de arrecadação. Ficou mais claro que, aparentemente, cidades com melhores índices de desenvolvimento propiciam a criação de empresas e consequente ganho tributário. Já cidades com menores desenvolvimento possuem menos empresas e mais dependência financeira.
Agora com as coisas fazendo mais sentido, antes de propor melhorias, precisava entender os motivadores dessa desigualdade em desenvolvimento regional. Ao meu ver apenas entendendo como se deu a formação dessa desigualdade é que consigo elaborar algo para contorna-la.
Assim montei um fluxo de trabalho que está em pleno desenvolvimento:

Nesse fluxo parto de um problema que denominei: " Como utilizar informações tributárias para evidenciar a melhora na vida do cidadão?". Através de tentar achar uma resposta à essa questão, irei navegar por quatro etapas, que são: o entendimento histórico de desigualdade intra e inter regional; Como essa desigualdade se mostra presente na análise de dados tributários atuais; Sugestões para redução de desigualdade regional; e finalmente qual o ganho econômico que a administração fazendária tem ao apoiar essa causa.
O texto que segue com essa mensagem está contido nesse fluxo. O material em questão é um esboço da segunda etapa: Evidência de desigualdade com uso de dados tributários. O foco inicial do projeto (redução de lesividade ao Fisco com modelos preditivos) é essa última parte onde de fato existe ganho econômico à administração tributária ao apoiar essa causa.
Legal que o tópico de sugestões para redução de desigualdade regional está desmembrado em dois itens sendo eles: um sobre a modernização do estado com uso massivo de tecnologia (hoje, no contexto de pandemia muito se evoluiu com relação à modernização dos serviços públicos) e outra frente é o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidência tributária. Optei em seguir assim pois contemplar essas duas questões em um único item seria maçante de análise posterior.
Indo nessa mesma pegada, para o primeiro item que indica sobre a desigualdade penso em montar uma abordagem que indica seu contexto histórico e também como que o pacto federativo atual reforça essa desigualdade.
Penso em montar uns esboços de aplicação e, inclusive, possuo material estruturado para entender as questões de desigualdade e renda com materiais de diversas fontes, bem como sobre a digitalização do governo para melhorar o acesso do cidadão aos serviços públicos.
Irei partir destes e na sequencia montarei um modelo teórico de cruzamento de informações para resguardo do fisco (a última entrega do trabalho).
Neste momento, coloco o texto já gerado anexado nessa mensagem para vocês baixarem e lerem. Esse texto, com o seguimento dos estudos, sofrerá uma mudança acerca de dados a serem compilados e analisados e tão logo esse item for redesenhado também disponibilizarei de forma pública.
Texto gerado na FMU:
Em breve retornarei com os avanços das pesquisas.
Quaisquer necessidades e/ou dúvidas estou totalmente a disposição, se inscreva no blog para receber as atualizações e até mais!



Comentários