top of page
Buscar

Integridade Pública, Ação Pública Ganho Coletivo (inclusive privado)

Atualizado: 17 de nov.

No dia 13/11/2025 aconteceu um evento que vejo ser de fundamental importância, o 1° Congresso de Integridade, organizado pelo CIOESTE e com o Observatório Social do Brasil.


ree

Apesar de ser um tema de profunda integração com todas as esferas da vida em sociedade notei, e compartilhei com meus pares em conversas paralelas subsequentes, a ausência de representantes do setor privado nesse debate.


Ainda que o processo de integridade na administração pública tenha como foco a garantia sobre destinação adequada dos recursos públicos para as mais variadas políticas, é interessante observar que, municípios com maior nível de integridade podem fornecer um ambiente mais próspero sobre alocação de negócios. Afinal quem quer abrir uma filial em um local com amplo histórico e/ou ações onde diversos funcionários públicos são acusados ou já processados em itens relacionados à integridade?


Quando se fala em um ambiente de negócios saudável muitas vezes ficamos presos ao ordenamento jurídico, público, concorrentes e itens intrínsecos ao negócio em si mas uma administração pública movida pela integridade contribui de forma ativa para melhoria dos indicadores do IDHM.


A integridade não é um fim em si mesma e sim uma forma de ser possível direcionar o recurso público diretamente ao cidadão, melhorando aspectos atrelados à saúde, educação, mobilidade, formação continuada, distribuição de renda dentre outras ações que, juntos, atraem emprego e renda ativa para o cidadão, fazendo com que o dinheiro circule dentro da municipalidade ou na microrregião.


O controle social é uma ferramenta extremamente necessária quando se projeta um modelo de integridade pois, além de os órgãos de fiscalização interno e externos terem finitude de recursos, se torna possível o lançar de múltiplos e amplos olhares para o mesmo ponto, de modo que itens que outrora passassem despercebidos podem ser melhor compreendidos por todos.


Nesse contexto de controle social, ainda que se tenha em mente que este será exercido pelo terceiro setor, todos nós, cidadãos, podemos atuar de forma ativa em nossas comunidades para que esses dados sejam disponibilizados e utilizados de forma multidisciplinar.


Aqui, entendo que cabe um adicional, além do terceiro setor e dos cidadãos como um todo, o setor privado também ganha quando atua de forma ativa em prol da integridade pública uma vez que se tem acesso à mais dados abertos, sendo possível compreender as nuances do território e com isso prover produtos e serviços direcionados e complementares à necessidade dos indivíduos.


Logo, da mesma forma que atividades de compliance não são unicamente para o setor privado, a integridade precisa ser vista como algo holístico, que perpassa a ação do poder e administração pública e que fortalece, de forma global, tanto o desenvolvimento econômico quanto social de suas localidades.


 
 
 

Comentários


bottom of page