Disseminação de Conteúdo Através da Adoção de Materiais de Apoio
- Marcos Acacio
- 18 de jul.
- 3 min de leitura
Olá pessoal.
No post de hoje indico como se deu a iniciativa de se construir materiais de suporte para disseminação de conteúdo técnico junto ao time de campo.
Nessa época atuava com implantação de sistemas e sentia uma grande dificuldade de trocar experiências com meus pares devido ao alto nível de especialização técnica necessária para atendimento das demandas.
Por ser uma solução modular, cada grupo de consultores ficava dedicado em atendimento de alguns módulos pontualmente. Ocorre que, para os entrantes no negócio, ficava sempre difícil a ideia de inseri-los nas particularidades dos modelos de negócio devido a escassez de agendas.
Assim sendo, no início de 2016 iniciamos um programa de desenvolvimento de materiais de apoio. A ideia desse programa é bem simples, exemplificar com cases reais de uso as novas funções do sistema e como esses itens gerariam em impacto nas operações dos clientes.
A iniciativa foi muito bem recebida e era uma forma de propagação do conhecimento com a finalidade de se gerar melhores ganhos internos. Uma iniciativa com o mesmo núcleo seria desenvolvida alguns anos mais tarde sob o título de "Trilha do Conhecimento".
A ideia de se disseminar os conteúdos de forma irrestrita é bem interessante. Ainda tem muita gente que pensa que quanto menos compartilhar melhor vai ser para seu futuro, porém é o inverso. Quando mais você compartilha, mais livre você fica para abraçar novos desafios.
Tecnicamente, voltando à construção dos modelos de troca de experiências, não houve desenvolvimento puro na concepção das plataformas. No primeiro caso ocorreu uma convenção de onde os arquivos ficariam expostos e a maneira de serem gerados e, no segundo caso (Trilha), como a ideia era democratizar ainda mais o conhecimento, foi elaborado um portal, onde cada usuário seria responsável pela geração do próprio conteúdo.
Nada de ditadura da geração de conteúdo, como muito se tem nas redes sociais. A ideia é que cada um possa inserir um pouco mais do que sabe para ajudar o colega com maior déficit no mesmo tema. Em ambos os casos os ganhos foram impressionantes. Ainda que na primeira oportunidade não foi possível observar os extensos ganhos que foram gerados ao longo do tempo (uma vez que me desliguei da companhia alguns meses após a implementação da ideia), neste segundo caso é nítida a satisfação dos geradores de conteúdo.
Existe aquela ideia de que uns sabem mais que outros, eu penso o contrário, as pessoas possuem saberes diferentes. Enquanto seu conhecimento pode ser mais para o lado A, o do seu colega pode ser do lado B. O porquê então de não juntar esses dois conhecimentos, um em prol do outro?
Exatamente essa é a ideia, de que os contribuidores possam trocar conteúdos de forma dinâmica e sem barreiras. Neste contexto, se fez necessária a adoção de uma base em formato de fórum disponibilizada pelo wix.com para criar uma plataforma que conseguisse entregar o necessário.
A ideia central desse post então é: todos podem contribuir com alguma coisa dentro da organização. Assim sendo será necessário construir um local onde essas pessoas possam interagir sem se sentirem pressionadas. Atuando naturalmente será mais fácil fazer com que cada um de o seu melhor.
Deve ficar claro que o objetivo não é criar um repositório de conhecimento para desligar as pessoas. Ainda que esse possa ser um dos pontos usados, deve permanecer incontestável que, quanto mais alguém compartilha, mais disposta a aprender coisas novas essa pessoa está. Deste modo é importante ter uma percepção clara dos reais motivos da aplicação da plataforma e trabalhar para que estes sejam atendidos. Aqui temos um outro ponto que é, nem todos os colaboradores se sentem a vontade para expor suas ideias de forma abrangente. Nesses casos deverá ser realizado um trabalho pontual com cada um para se identificar a natureza desses receios. Algumas vezes conseguimos mostrar um novo caminho, outras vezes não, mas o importante é não obrigar ninguém a participar. A adesão sempre deverá ser livre e de forma solidária.
Bem, não irei me alongar mais. Sei que esse post ficou bem menor que os demais, mas a mensagem conseguiu ser transmitida. Na próxima oportunidade detalharei como que houve a construção de um dos pilares na entrega técnica da empresa atual. Como todos os pontos até aqui listados interagiram para conceber uma base única de entrega. Esse sim será bem longo e contará com várias nuances técnicas.
Até mais e qualquer dúvida é só indicar!



Comentários